top of page

Golpes de relacionamento mais que dobram em 2023

Atualizado: 25 de set. de 2023


golpes

No fascinante e volátil mundo das criptomoedas, a busca por segurança e conhecimento é mais vital do que nunca. Em 2023, o universo das moedas digitais testemunhou um aumento alarmante nos golpes de relacionamento que visam investidores inexperientes e indivíduos desavisados. Este fenômeno não passou despercebido pela Binance, que recentemente divulgou informações essenciais sobre os golpes mais comuns no mercado de criptos e orientações valiosas para proteger seus ativos digitais.


Neste artigo, foram explorados os principais insights fornecidos pela Binance, destacando as estratégias utilizadas por criminosos e fornecendo dicas essenciais para evitar cair em armadilhas no universo cripto em constante evolução. As informações apresentadas aqui são fundamentais para qualquer pessoa que esteja interessada em proteger seus investimentos em criptomoedas e manter-se a salvo dos golpistas astutos.


[Fonte da Matéria: Comunicado de Imprensa da Binance, 1 de setembro de 2023]


Golpes de relacionamento mais que dobram em 2023


Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, lança série revelando golpes comuns no universo cripto e orienta investidores com dicas de proteção


São Paulo, 1 de setembro de 2023 - O número de golpes de relacionamento reportados por usuários e vítimas à maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, mais que dobrou nos 12 meses até agosto de 2023, em comparação ao período anterior. O crescimento no uso das redes sociais e aplicativos de relacionamento tem contribuído para o aumento dos casos de "pig butchering", como estes golpes são conhecidos.


A Binance coloca a segurança dos usuários como prioridade e por isso elaborou uma lista dos golpes mais comuns no universo cripto, incluindo as táticas usadas mais frequentemente pelos criminosos e como se proteger dela. O levantamento faz parte de uma série detalhada de posts intitulada “Golpes populares com criptomoedas em 2023”.


Com o número de casos relatados dobrando no ano passado, os chamados golpes de relacionamento vêm tomando os noticiários em todo o mundo. Só a Binance, maior exchange em volume de negócios do mundo, viu um aumento de mais de 100% de denúncias desses casos reportados por clientes e vítimas, de 2022 até o momento. Este tipo de golpe de investimento tem como alvo investidores inexperientes ou desavisados e consiste em se aproximar das vítimas, para atraí-las com promessas de altos retornos e um estilo de vida glamuroso.


Os criminosos muitas vezes se infiltram na vida das vítimas por meio das redes sociais ou aplicativos de relacionamento, construindo intimidade e confiança ao longo do tempo e estudando de perto seus hábitos. Depois de conquistada a confiança, apresentam a “grande oportunidade única” de investimento, que promete mudar a vida da pessoa, apresentando falsos lucros recebidos pelo golpista no investimento dito imperdível. Ou simplesmente pedem ajuda financeira, abrindo as portas para um golpe muito mais vultoso.


Uma vez conquistada a confiança das vítimas, os criminosos conseguem que elas invistam quantias substanciais na falsa plataforma, e logo depois desaparecem subitamente, não deixando vestígios ou meios de recuperar o dinheiro perdido.

Compreender o funcionamento dos golpes é um ótimo ponto de partida para se proteger deles, enfatiza a Binance.


Desvendando golpes


À medida que as criptomoedas ganham popularidade, os golpes têm se tornado cada vez mais comuns, visando principalmente os novos usuários que ainda não estão familiarizados com a indústria. Isso acontece com qualquer produto financeiro, e as criptos não ficariam de fora do radar dos golpistas. É essencial, portanto, conhecer os tipos de golpes que existem para se prevenir contra possíveis ataques.


Entre os golpes mais prevalentes estão os liderados pelos "especialistas em investimentos" e os autoproclamados "funcionários da Binance (ou de outra exchange)", que tentam persuadir os investidores com promessas de altos lucros. As pessoas também podem ser abordadas por propostas de encontro online que parecem bons demais para ser verdade, e esquemas de investimento baseados em convites que prometem ganhos financeiros em troca de recrutar novas pessoas.


Dicas para evitar golpistas cripto


Proteger os fundos é essencial. A seguir, algumas das melhores dicas para ajudar os investidores a evitar e identificar os golpistas em busca de roubar suas criptomoedas.

  • Verificação da identidade: é sempre recomendado verificar a autenticidade de qualquer pessoa que alegue ser um "funcionário de uma exchange". A Binance, maior corretora do mundo, desenvolveu o Binance Verify, ferramenta simples e gratuita para que qualquer um possa checar se aquela pessoa é mesmo um colaborador da instituição. Os funcionários da Binance nunca farão contato proativo através das redes sociais para discutir investimentos ou oferecer serviços exclusivos.

  • Promessas de retornos irreais: se está muito bom para ser verdade, é porque provavelmente não é verdade. Essa é a frase clássica dos investigadores da Binance que derrubam esquemas criminosos. É importante desconfiar de "especialistas em investimentos" que prometem retornos anuais garantidos superiores a 20%, pois tal percentual é considerado extremamente alto no mundo dos investimentos. As criptomoedas muitas vezes geram ganhos significativos, mas elas também são muito voláteis. Garantias de retorno são um sinal de alerta de golpe.

  • Verificação de antecedentes: antes de investir, é essencial pesquisar detalhadamente o histórico do "programa de investimento". Utilize ferramentas como who.is e Scamadviser para avaliar a confiabilidade do projeto.

Amor ou… fraude?


Outro tipo de golpe comum está relacionado a relacionamentos online. Golpistas se passam por pessoas interessadas em relacionamentos afetivos, mas na realidade, têm intenções financeiras obscuras.


Dicas para identificar golpes de romance

  • Pesquisa de imagens: utilize aplicativos de busca de imagens, como TinEye, Google (pesquisa por imagem) ou Baidu (pesquisa por imagem), para verificar a autenticidade das fotos de perfis em redes sociais.

  • Investigação do nome: realize buscas na internet utilizando palavras-chave como "golpista", "golpe romântico" ou "fraude de namoro" associadas ao nome da pessoa com quem o indivíduo se relaciona online.

  • Chamada de vídeo: peça uma chamada de vídeo para confirmar a identidade da pessoa. Caso evitem esse contato visual, fique alerta, pois golpistas inventarão desculpas para evitar serem revelados.

Esquemas de convite em níveis


Por fim, esquemas de investimento em níveis têm se destacado como outro tipo de golpe a ser evitado. Tais esquemas prometem altos retornos financeiros com base na quantidade de novos usuários que o investidor convida a participar.


Saiba como identificar esquemas falsos de investimento


Entenda alguns conceitos simples que vão ajudar a identificar se a oferta é, na verdade, uma cilada. E eles valem para outros tipos de investimentos também.

  • Retornos irrealistas: fique atento a esquemas que oferecem retornos diários extremamente altos, pois frequentemente são sinais de fraude.

  • Verificação de endereços de carteiras: utilize exploradores de blocos, como Bitquery, TRONSCAN, Etherscan, BscScan ou btc.com, para verificar a legitimidade dos endereços de saque usados pelo esquema.

Para se manter seguro no mundo das moedas digitais, é importante ser cauteloso com conselhos de investimento não solicitados, relacionamentos online que progridem mais rápido do que o normal e esquemas de investimento em camadas com retornos aparentemente altos.


Ao compreender retornos realistas sobre investimentos, verificar fontes, realizar verificações de antecedentes necessárias e utilizar ferramentas disponíveis para pesquisa e diligência, os usuários podem se proteger contra golpes prevalentes e resguardar seus ativos.


Sobre a Binance


A Binance é a maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, com um conjunto de produtos financeiros que inclui a maior corretora de ativos digitais por volume de transações. Com a confiança de milhões de pessoas no mundo todo, a plataforma Binance é dedicada a aumentar a liberdade financeira dos usuários e possui um portfólio incomparável de produtos e ofertas de criptomoedas, incluindo finanças, educação, dados e pesquisa, bem-estar social, investimento e incubadora, soluções de descentralização e infraestrutura, entre outros. Para mais informações, acesse https://www.binance.com.


Vem comigo para mais!


Baixe o e-book - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda 2023 -


Siga no Twitter


Siga no Koo


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Youtube


Linkedin


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200

bottom of page