top of page

Imposto de Renda 2023 - Prazo da entrega anual sofre alteração

Atualizado: 16 de set. de 2023




Olá bitcoiners!


Faltando uma semana para o carnaval 2023 as pessoas já estão extremamente preocupadas com o "leão". Aqui no blog a procura amplia-se dia a dia.


Na tentativa de amenizar essa correria, trouxe um resumão da agenda do IRPF2023, ok? Vamos lá.


Primeiro recomendo muita calma e serenidade nessa hora. Eu sei que o assunto é assustador para a grande maioria, mas não chegamos na hora "h" ainda. A coletiva da Receita Federal já foi marcada para dia 27 de fevereiro próximo.


Ano a ano, a coletiva se repete, trazendo o programa gerador da declaração do ano e as novidades que o mesmo traz. Já de cara temos uma novidade! A Receita Federal informou que a partir desse ano, o período de entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física (DIRPF2023) acontecerá no período de 15 de março a 31 de maio.


Informa ainda, que o motivo da alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.


Lembrando que de fato, declaração pré-preenchida, que será liberada a partir de 15 de março, traz informações que muitas vezes o contribuinte não junta, devido à organização e esquecimento, o que torna de fato muito útil o uso da mesma. Já nos últimos anos a pré-preenchida provou-se como uma alternativa bastante eficiente.


Não fora informada a sequência de agenda, mas em breve nos avisos de pauta da entidade teremos essa informação, dando sequência nos avisos, que pela ordem devem trazer a publicação do "Perguntão 2023", elucidando dúvidas e esclarecendo entendimentos.


Friso sempre que, para o contribuinte investidor de criptoativos, o imposto e apuração, bem como a IN1888, acontecem mensalmente. Mas em que pese essas obrigações ocorram mês a mês, a declaração de imposto de renda, para todos os contribuintes, a entrega se dá de forma anual, e é referente as operações ocorridas de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, no caso de 01/01/2022 a 31/12/2022.


Recapitulando e dirimindo a confusão, o programa gerador do IR que vamos usar é o IRPF2023, o Gcap para ganhos de capital com criptoativos, é de GCAP2022, e o Carne-leão, é a versão online, preenchida diretamente no e-CAC.


Vou dar mais uma dica para quem tem pressa de ser o primeiro a entregar, calma, pois, em geral, após a liberação da primeira versão, tanto do programa gerador como do Perguntão, temos sempre as revisões. São os bugs encontrados no uso e após corrigidos, as perguntas já respondidas, revisadas e reelaboradas, ou seja, tem um lapso temporal ali, ainda que pequeno, que serve para ajustes finos, que a RFB, pratica logo nos primeiros dias. Eu recomendo muito aguardar pelo menos as primeiras revisões.


Agenda entendida? ok. Agora te inscreve aqui conosco, aguarda os próximos capítulos, e receba nosso ebook gratuito, assim como nos anos anteriores. Novidade nossa para esse ano, é que teremos um super ebook, que será o Perguntão2023 do Declarando Bitcoin. Nesse "Perguntão" traremos questões nunca antes respondidas em lugar algum, inclusive com detalhes técnicos, cuja as publicações anteriores não tinham.


Vem comigo!


E aí bitcoiner, gostou do conteúdo?


Já te cadastra para ser avisado em primeira mão da versão 2023 do nosso e-book anual.


Beijo da Loira!


Vem comigo!


Siga no Twitter


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Linkedin


Youtube


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200

bottom of page