top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rabello

O mundo gira: Banco Itaú agora é Membro da ABCripto!


abcripto


Banco Itaú confirma sua filiação à Associação Brasileira de Criptoativos, a ABCripto.


Como dizem, o mundo gira - e aparentemente, o bitcoin também! Hoje, fomos agraciados com a notícia de que o Banco Itaú é o mais recente membro da ABCripto.



Gostaríamos de estender nossos cumprimentos ao banco - bem-vindo, Itaú! O mercado de criptomoedas agradece a sua confiança.


É sempre encorajador ver players institucionais endossando aquilo que acreditamos fervorosamente. No caso do Itaú, a notícia provoca uma satisfação especial. Até recentemente, o Itaú era visto como um adversário do mundo das criptomoedas. Exagero? Talvez. No entanto, ao longo dos anos, vários usuários e empresas tiveram suas contas encerradas abruptamente por lidarem com criptoativos.


Em alguns casos, o simples uso da palavra "bitcoin", mesmo em empresas que não eram corretoras ou operadoras de criptomoedas, foi motivo para o fechamento da conta.


Como contadora, presenciei diversos exemplos de tais práticas arbitrárias. Para quem não lembra, vou citar aqui alguns casos publicados na imprensa, aos quais acompanhei como leitora tão somente:

  1. "Itaú ganha na Justiça direito de encerrar conta corrente de corretora brasileira", matéria do Portal do Bitcoin, de 17/06/2019, no caso Braziliex x Itaú Unibanco.

  2. "Bancos podem fechar contas de corretoras de criptomoedas sem justificativa, decide STJ", matéria do Livecoins, de 11/10/2018, no caso Itaú Unibanco x Mercado Bitcoin.

  3. "Coinext afirma ter perdido clientes devido ao fechamento de contas feitas por Itaú e Bradesco", matéria do Criptofácil de 25/07/2019.

  4. https://www.criptofacil.com/stratum-contra-ataca-bancos-em-processo-no-cade/ matéria do Criptofácil de 07/08/2019, no caso Stratum x Itaú.


Há vários casos de pessoas físicas e jurídicas, de usuários a corretoras, que tiveram contas encerradas ao longo dos anos.


A intenção aqui é criticar o Itaú? Absolutamente não. O objetivo é reconhecer que estávamos certos: o bitcoin prevaleceu. Então, viva Satoshi Nakamoto!



Beijo da Loira!


Leia também:


Baixe o e-book - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda 2023 -


Siga no Twitter


Siga no Koo


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Youtube


Linkedin


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200






Comments


Commenting has been turned off.

Em destaque

bottom of page