top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rabello

O que a antifragilidade do bitcoin tem a ver conosco, contadores?


bitcoin


Ei, você que é contador, preste atenção!


Já parou para pensar em qual é a sua contribuição para que você e sua família tenham uma vida melhor?


Pois é. A maioria vai pensar para consigo mesmo: “faço o que eu posso”, “dou toda a energia que tenho”, “passo às vezes 12, 15, até 16 horas por dia em um escritório”, “só trabalho”, “não faço mais nada”, “sobrevivi a pandemia, então já estou no lucro”, “enfim, estou no limite, mas tenho saúde”, “ah! Eu tenho muita saúde”; vai pensar mais um pouco e agradecer a Deus por ter sobrevivido à crise, porque teve que cortar gastos, renunciar à escola particular dos seus filhos... teve que mandar colaboradores embora, talvez tenha precisado vender um carro..., mas, amém! Você se adaptou e sobreviveu.


Vou te dar parabéns, porque, afinal, você é uma pessoa resiliente, adapta-se bem às intempéries da vida e do mercado. E está tudo bem. Somos criados e ensinados a fazer isso.


E se eu te disser que, sim, o mundo mudou, e você, em vez de sobreviver a isso, tem condições de usar essa mudança para se reinventar; você pode parar de reagir às mudanças e agir a favor delas.


Estamos passando pela maior transformação da economia global, vivendo a revolução financeira das criptomoedas, redescobrindo formas, negócios, empregos e, inclusive, reinventado a forma de nos relacionarmos com o dinheiro. O dinheiro de papel está chegando ao fim, o futuro já chegou e, com ele, veio o bitcoin, a blockchain e o metaverso.


Você já deve ter ouvido que nossa profissão será substituída por computadores e leitoras, certo? Que o contador será substituído por máquinas ou uma (mais cruel ainda) que escuto muito: que só há lugar nesse mundo para gente nova.

Você já ouviu falar em coisas que se beneficiam com o caos? Pois o bitcoin é uma dessas coisas.


Nassim Nicholas Taleb, autor do livro “Antifragile: things that gain from disorder”, define o termo "antifragilidade" para ativos que "crescem na desordem" – esse é o bitcoin.


É isso mesmo. Vamos falar sobre o antifrágil.


“A antifragilidade está além da resiliência ou robustez. Algumas coisas se beneficiam de choques: elas prosperam e crescem quando expostas à volatilidade, aleatoriedade, desordem e a fatores de estresse e amam a aventura, o risco e a incerteza … O resiliente resiste a choques e permanece o mesmo; o antifrágil fica melhor.”

Se você me leu até aqui, vamos mais longe? Como você pode ser beneficiar disso?

Adotando para si mesmo esse conceito, seja um antifrágil em um mundo de caos constante.


Eu sou contadora, tenho 49 anos. Do lado de cá, eu sou a Loira do Imposto e vou lhe contar um segredo! Nunca antes na minha profissão eu vi ou vivi um mercado tão bom para contadores. Nesse mundo novo, precisamos de leitores ávidos por conhecimento, precisamos desenvolver formas e conceitos, regras e leis, metodologias e estratégias, pois estamos reescrevendo os negócios e como eles se relacionam. Reinventando a forma de fazer contabilidade, estamos quebrando paradigmas e construindo o futuro.


Muitos vão dizer que o mercado é bom para mim porque eu o vi primeiro, e eu vou responder que não. Eu não sou melhor ou pior contadora em comparação com qualquer outro; o que nos diferencia é que eu enxerguei o futuro; eu olhei para o bitcoin e o vi. Assim, estou aqui lhe dizendo: venha mudar de vida conosco, reconstruir a sua carreira! Venha ser diferente do lado de cá. Eu chamo isso de salto de fé. Creia: esse salto de fé vai mudar a sua vida. Adote a antifragilidade como seu lema de vida. Deixe que o caos mude a sua vida como mudou a minha; que essa quebra de paradigmas leve você ao próximo nível. Esteja aberto as mudanças, cresça com elas, ajude a desenvolvê-las e melhorá-las e que, daqui para frente, você nunca mais enxergue a tecnologia como um concorrente, mas sim como algo que vai mudar todos os dias e que, justamente por isso, abrirá portas para você todos os dias.


Aproveite as mudanças diárias para te fazer melhor e melhor todos os dias, acredita, aposta e salta.


Vem comigo!


Baixe o NOVO ebook - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda -


Siga no Twitter


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Te inscreve para receber notificação dos vídeos no Youtube!


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200






Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.

Em destaque

bottom of page