top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rabello

31 de dezembro de novo... como me organizar para o imposto de renda 2021?





Olá bitcoiners!


Mais um ano se passou, ano de alta, ano de muitas realizações, rompemos barreiras, crescemos muito, mas ano também marcado por pandemia, distanciamento social, nossa, ano de tudo um pouco. Nós, sobreviventes do mundo online, estamos aqui, firmes e fortes!


Então bora lá deixar esse ano para trás, vamos em frente?


Vem comigo e faz esse Checklist para o IRPF2021 ok?


O dado mais importante de todos é seu CONTROLE DE SALDO de criptoativos em 31 de dezembro (em quantidade, tanto em moedas, quanto em reais). Vale lembrar que o custo das suas criptomoedas não é baseado na cotação do último dia do ano, mas baseado no custo de aquisição dos ativos.


Essa informação você vai usar não só na sua declaração de bens e direitos, como na declaração prevista na IN 1.888, na próxima entrega, que acontecerá no fim de janeiro.

Recomendo ainda, emita EXTRATOS ANUAIS de quaisquer exchanges com as quais você tenha transacionado.


Se você faz trade, separe ARQUIVOS DE TRADES, depósitos e retiradas, completos. Pode ser em formato csv ou pdf, pode ser um mero print, que seja. Não importa. Mas tenha!

Procure, ainda, fazer prints de comprovantes de quaisquer operações realizadas fora de exchange. Salve cópias de depósitos e retiradas para quaisquer endereços aos quais tenha remetido ou dos quais tenha sacado.


Fez apuração mensal no GCAP? Mantenha guardados seus arquivos para importação no IRPF2020.


Teve lucros? Pagou imposto? Mantenha seus comprovantes em ordem também.


Teve aumento de patrimônio? Lembre-se de ter informações comprovando a origem.


Alguns vão perguntar: mas não tenho nada disso; o que faço? Junte o máximo possível de informações e bora montar seu quebra-cabeças o quanto antes!


Nunca é demais lembrar que DECLARAR não é sinônimo de PAGAR imposto. Só paga imposto quem tiver LUCRO nas alienações cujo somatório no mesmo mês (das alienações) seja superior a 35k. Quem alienar em somatório inferior a esse limite, mesmo que tenha lucro, é ISENTO de tributação.


Quem simplesmente comprar para “holdar” não pagará qualquer imposto sobre essa operação. Ainda assim, terá que declarar, por conta de se tratar de um ativo que deve ser informado à Receita. Acumular moedas não gera obrigação de pagar imposto! Mas não isenta de declarar!


Então, seja organizado, evite correria, boas festas e tenha um 2021 sem dor de cabeça com o Leão!


Feliz 2021!!!


Se este material te ajudou, ajude outras pessoas compartilhando esta postagem!


Baixe o ebook - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda - https://www.declarandobitcoin.com.br/...

Curte a página no Facebook https://www.facebook.com/declarandobi...

Acompanha também no Instagram https://www.instagram.com/declarandob..

Telegram https://t.me/declarandobitcoinTe inscreve para receber notificação dos vídeos aqui!


Vem comigo!!!

Em destaque

bottom of page