top of page

Dicas para declarar seu bitcoin e outros criptoativos no IRPF2023!

Atualizado: 29 de set. de 2023


bitcoin

Vamos lá, com mais dicas para declarar seus criptoativos. Anota aí!


Identifique as operações realizadas com criptoativos: Antes de começar a declarar seus criptoativos, é importante identificar todas as operações que você realizou durante o ano fiscal. Isso inclui compra e venda de criptoativos, transações de transferência, bem como ganhos ou perdas de negociações com criptomoedas.

Acesse as informações de suas corretoras: Para declarar suas operações com criptoativos, é importante ter acesso às informações de suas corretoras ou exchanges. Isso inclui o saldo de suas contas em criptomoedas, as taxas pagas para realizar as operações, bem como os relatórios de negociações realizadas. Lembre-se que esse ano a Receita Federal vai trazer os saldos quantitativos informados pelas corretoras nacionais em 31.12.2022.

Utilize uma tabela para ganhos e perdas: Uma das formas de declarar seus criptoativos é utilizar a planilha gratuita do Declarando Bitcoin. Nela, você deverá informar as operações de compra e venda de criptomoedas, bem como as taxas pagas e o valor das transações. Com essas informações, é possível calcular o ganho ou a perda realizada em cada operação e, ao final, informar o saldo total de suas transações com criptoativos.

Declare seus saldos em criptoativos: Além de declarar suas operações com criptoativos, é importante informar seus saldos em criptomoedas no imposto de renda. Isso deve ser feito na ficha "Bens e Direitos", informando o valor em reais de suas criptomoedas na data de 31 de dezembro de 2022.

Tenha atenção aos prazos: É importante estar atento aos prazos para a declaração do imposto de renda. Em geral, a declaração esse ano inicia em 15 de março e vai até 31.05.2022. Além disso, é importante lembrar que a não declaração de seus criptoativos pode resultar em multas e penalidades.

Essas são algumas dicas gerais para declarar seus criptoativos no imposto de renda. No entanto, é importante lembrar que muitas operações não tem regras e normas claras, . Por isso, é importante consultar um especialista em impostos para garantir que suas declarações estejam corretas, com impostos condizentes com a sua situação patrimonial. LEMBRE-SE QUE EQUIVOCOS PODEM TE LEVAR A PAGAR IMPOSTOS E MULTAS MUITAS VEZES INDEVIDOS.


Para dicas de como declarar organizar-se para os demais itens da sua declaração, acesse aqui o guia anterior.



Ajude outras pessoas compartilhando esta postagem!


Para ver nosso passo-a-passo simplificado, para o investidor de criptoativos, clique aqui.


Quer saber mais? Aguarde nosso e-book versão 2023!


Vem comigo!


Siga no Twitter

https://twitter.com/declarandobtc


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram

https://www.instagram.com/declarandobitcoin/


Telegram


Tik Tok

https://vm.tiktok.com/ZMdo9X2W8/


Linkedin

https://www.linkedin.com/in/ana-paula-rabello-declarandobitcoin/


Youtube



Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200



bottom of page