top of page

Saí do Brasil em caráter definitivo, não fiz a Comunicação de Saída, e agora?

Atualizado: 29 de set. de 2023


Comunicação de Saída

A emigração é uma decisão que envolve uma série de procedimentos administrativos e legais, tanto no país de origem quanto no país de destino. No caso de brasileiros que decidirem deixar o país permanentemente, é crucial entender a necessidade e o processo do preenchimento da Comunicação de Saída Definitiva do País. Ignorar essa etapa pode gerar uma série de complicações, como a cobrança de impostos pendentes e possíveis débitos.


Porque nós, bitcoiners, estamos falando sobre isso? Na tentativa de pagar menos impostos em países com tributação mais amigável às criptomoedas.

A Comunicação de Saída Definitiva é um documento que deve ser apresentado à Receita Federal do Brasil, no qual o contribuinte informa a sua decisão de sair do Brasil em caráter permanente ou de permanecer fora do país por mais de 12 meses. Este documento deve ser entregue até o final de fevereiro do ano seguinte em que a pessoa se tornou não residente.


A não entrega deste documento pode gerar uma série de problemas para o contribuinte, pois ele continuará sendo considerado residente fiscal no Brasil e, portanto, estará sujeito à interrogação brasileira sobre a sua renda global, ou seja, seus rendimentos obtidos no Brasil e no exterior.


Além da Comunicação de Saída Definitiva, o contribuinte também deve apresentar uma Declaração de Saída Definitiva do País, que é semelhante à declaração anual do Imposto de Renda, mas com algumas particularidades. Esta declaração deve ser entregue no período regular de entrega da declaração do Imposto de Renda.

A não entrega desta declaração pode resultar em multas e juros sobre os impostos devidos, além de impedir a emissão de certidão negativa de débitos fiscais, documento que pode ser exigido em várias situações, como na venda de imóveis.


Em resposta à pergunta:


Posso fazer a Comunicação de Saída com data retroativa? Não, não pode. Mas calma, você pode ainda entregar, em atraso, e com multa, a Declaração de Saída.

Leia também o artigo “Declaração de Saída, como regularizar”, aguarde!!!


Fica a dica!


Vem comigo para mais!


Leia também:



Baixe o e-book - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda 2023 -


Siga no Twitter


Siga no Koo


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Youtube


Linkedin


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200



bottom of page