top of page

Urgente: CPI amplia foco e quer quebra de sigilo de corretoras nacionais

Atualizado: 25 de set. de 2023


corretoras nacionais

O relator da CPI das pirâmides financeiras, deputado Ricardo Silva, apresentou um novo requerimento, de número 207/2023, que será votado no dia 26/09. Nele, o deputado solicita a quebra de sigilo bancário e fiscal de diversas corretoras nacionais e empresas associadas ao universo dos criptoativos.


As empresas listadas no requerimento incluem: Mercado Bitcoin, Foxbit, NovaDAX, Binance Holding UY S.A, Binance Capital Management CO, Ripio, Bitso, Bitcoin Trade, Bitcointoyou, Coinext, B Fintech, Digitra e Wellington Participações LTDA.


A justificativa apresentada pelo deputado Silva centra-se na falta de transparência no modelo operacional dessas corretoras. Ele argumenta que é essencial entender como essas empresas operam e como ocorre a custódia dos ativos digitais.


Em seu requerimento, o deputado destaca: “Esta Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de investigar fraudes relacionadas a pirâmides financeiras com suposta utilização de criptoativos. Para tanto, considerando o modelo de atuação pouco claro da corretora e as questões referentes ao mercado criptoativos investigados na presente comissão, faz-se necessário averiguar como funciona a atuação da empresa e a custódia dos ativos”.


Ele finaliza enfatizando os motivos da quebra de sigilo: “Assim, a quebra dos sigilos aqui requerida contribuirá sobremaneira com os trabalhos desse órgão técnico, pois possibilitará reconhecer o caminho percorrido pelo dinheiro dos investidores das empresas acima”.


Com o cenário atual e a crescente atenção dada ao assunto, é provável que o requerimento seja aprovado. Mas, diante desse panorama, surge a indagação: até onde essa investigação irá?


Manteremos nossos leitores atualizados sobre os próximos passos da CPI e as implicações para o investidor.

Por Ana Paula Rabello e Gabriel Rother Candido


Vem com a gente para mais!


Baixe o e-book - 'Como Declarar Bitcoin e Outros Criptoativos no Imposto de Renda 2023 -


Siga no Twitter


Siga no Koo


Curte a página no Facebook


Acompanha também no Instagram


Telegram


Tik Tok


Youtube


Linkedin


Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200

bottom of page