top of page

CNPJs da Binance no Brasil e os efeitos disso na sua declaração de criptomoedas

Atualizado: 29 de set. de 2023


binance

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é se a Binance está reportando à Receita Federal por meio da IN1888. Em segundo lugar, muitas pessoas me perguntam se a Binance compartilhou os saldos de 31 de dezembro de 2022 com a Receita Federal para fins de declaração pré-preenchida. A Binance é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo e sua atuação tem gerado discussões sobre a regulamentação dos criptoativos em diversos países.

No Brasil, a regulação das criptomoedas tem sido alvo de debates e iniciativas governamentais. Um exemplo disso é o Marco Legal das Criptomoedas, aprovado em dezembro de 2022, que aguarda um Decreto para entrar em vigor. Conforme o marco legal, as empresas que atuam com criptomoedas no país devem se registrar em um órgão a ser definido em Decreto, o que se presume ser o Banco Central (Bacen).


Recentemente, em 3 de outubro de 2022, a Binance anunciou a abertura de dois escritórios no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. No entanto, algumas matérias e vídeos afirmam que a corretora já tem sede no Brasil e, portanto, estaria sujeita à obrigatoriedade da IN1888/2019. Diante disso, fizemos uma pesquisa na base de dados da Receita Federal e encontramos os seguintes CNPJs:

binance


binance


binance

binance

binance

Entenda o panorama da Binance no Brasil:


No Brasil, a regulação das criptomoedas tem sido objeto de debates e iniciativas iniciadas, como o Marco Legal das Criptomoedas, aprovado em dezembro de 2022, mas que ainda aguarda um Decreto para entrar em vigor. Conforme o marco legal, as empresas que operam com criptomoedas no país devem se registrar em um órgão a ser definido em Decreto, provavelmente o Banco Central (Bacen).


Em outubro de 2022, a Binance anunciou a abertura de dois escritórios no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, no entanto, há dúvidas sobre a existência de uma sede formal da empresa no país. Embora haja diversos assuntos e vídeos afirmando que a corretora já possui uma sede no Brasil, a Binance não reconhece nenhum CNPJ como sendo da Binance Brasil e não há informações confirmadas sobre a efetiva abertura de uma sede no país.

Não há consenso sobre a obrigatoriedade da IN1888/2019 para a Binance no Brasil. Enquanto a empresa não reconhece a obrigatoriedade da norma, entendem-se que ainda é obrigatória a informação de a Binance como empresa estrangeira em suas declarações. Ainda não houve (até onde se tem conhecimento), reporte oficial por parte da empresa, o que gera reflexões e dúvidas sobre sua atuação no país.

Não é possível afirmar se a Binance está operando de forma irregular no Brasil, pois cabe às autoridades definirem essa questão. A empresa reitera, em resposta automática que “ que cada cidadão tem a responsabilidade de recolocar seus impostos de acordo com as determinações das autoridades fiscais brasileiras e que não oferece serviços de consultoria tributária ou financeira”.

Com a autorização obrigatória de exchange de criptomoedas no Brasil, é provável que a Binance tenha que se registrar no país para continuar operando. No entanto, não há informações confirmadas sobre esse processo, é provável que ocorra até o final do ano, e aí, sim, no próximo ano teríamos, sim, a Binance informando os saldos.


Diante desse cenário, a orientação é que os usuários informem a Binance como empresa estrangeira em suas declarações até que haja informações mais precisas e oficiais sobre sua atuação no Brasil.


Respondendo então as duas questões, não a Binance não está reportando, e portanto também não está vindo o saldo junto a mesma, na declaração pré-preenchida.

Poderíamos acrescentar algo? Eu não, a Binance, por outro lado, ajudaria muito em fornecendo uma resposta clara.


Só acrescentaria que, a leitura de que, em tendo todo esse histórico e quantidade de CNPJs a minha opinião técnica é de que a Binance não passaria no compliance dela mesma.



Aproveite e acesse o conteúdo anterior para verificar as orientações constantes no Perguntão 2023.




Entenda quais as demais informações são disponibilizadas na declaração pré-prénchida!



Para ver nosso passo-a-passo simplificado, para o investidor de criptoativos clique aqui.




Quer saber mais? Aguarde nosso e-book versão 2023!


Vem comigo!


Siga no Twitter


https://twitter.com/declarandobtc


Curte a página no Facebook



Acompanha também no Instagram


https://www.instagram.com/declarandobitcoin/


Telegram



Tik Tok


https://vm.tiktok.com/ZMdo9X2W8/


Linkedin


https://www.linkedin.com/in/ana-paula-rabello-declarandobitcoin/


Youtube



Chama no whats 📲 + 55 (51) 99893-2200




bottom of page